? ??????????????Rainbow Blood Cells? ????? ?? ???Rating: 2.7 (3 Ratings)??1046 Grabs Today. 4880 Total Gra
bs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?????Abstract Rainbow? ????? ?? ???Rating: 4.5 (11 Ratings)??1012 Grabs Today. 13593 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ?? BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS ?

sábado, 6 de março de 2010

Monogamia X Poligamia



Ontem, revendo a primeira temporada de sexy and the city, o assunto de um dos episódios foi esse. Quando a Carry fez a pergunta: "Será que os homens têm aversão inata à monogamia ou é mais do que isso?”, comecei a pensar qual o problema de ser polígamo quando não se está em um relacionamento sério (namoro, casamento...).

Resolvi analisar melhor o assunto. Claro que essa é uma ótima questão para abrir um debate entre homens e mulheres, ainda existe aquele pensamento machista que todos conhecem. É, também, uma ótima questão para confundir a cabeça de todos.


Para o homem existe aquela desculpa biológica que muita gente já ouviu:

- Definitivamente o ser humano, é propenso a poligamia. Na minha opinião, ainda mais o macho, uma vez que há a tendência biológica do homem espalhar ao máximo, seu esperma de maneira a inseminar o maior número de fêmeas possível.


Mas e com a mulher? Também não poderia ter uma explicação biológica?

- As mulheres que optam pela poligamia estão, com toda certeza, procurando o melhor macho para a procriação, mesmo que inconscientemente, procuram o mais forte, o que daria o melhor pai, o mais estavel economicamente...



Fugindo de todo esse conto de horrores, e falando bem sério, será que a dificuldade não está em assumir um compromisso, ter que ser honesto e dar satisfação? Acredito que este seja um dos principais motivos de grande parte da sociedade ser “anti-monogamo” e “pró-poligamo”.


Para encerrar, aproveito para "colar" parte do texto sobre um livro intitulado o Mito da Monogamia.

"A natureza é promíscua e a monogamia é uma invenção dos ciumentos. Resumindo bem, é esta a conclusão a que chegaram David Barash e Judith Lipton, um ornitólogo e uma psiquiatra, casados há 25 anos. Os dois escreveram, a quatro mãos, o livro “O Mito da Monogamia”, que foi bastante comentado nas páginas científicas dos jornais e revistas desde que foi lançado no ano passado nos Estados Unidos. Os autores, depois de recolherem evidências irrefutáveis em todo o mundo animal, descobriram que a monogamia é raríssima na natureza. Os cientistas já sabiam há muito tempo que os mamíferos, em geral, não são chegados a arranjos monogâmicos. Porém, sempre se pensou que as aves e os seres humanos eram únicos nesta escolha por um parceiro exclusivo. Mas, com o avanço dos exames de DNA, ornitólogos do mundo inteiro perceberam que, apesar das aves formarem casais monogâmicos “de fachada”, seus ninhos apresentavam filhotes de pais diferentes. A exemplo das aves, os seres humanos também fazem arranjos monogâmicos “de fachada”, mas são invariavelmente infiéis. O que se percebe nas aves, e nos seres humanos também, é uma monogamia social que não corresponde à verdadeira prática sexual que rola por baixo do pano. É então que surge o grande fenômeno clássico das sociedades monogâmicas de fachada: a pulada de cerca."


Que posição assumir?


Deixando claro, ninguém está falando em infidelidade, traição e nada disso, pelo contrário, se o relacionamento é sério e pra valer, seja um monógamo inteligente, mas a solteirisse é ótima e aí não é nenhum pecado ser um polígamo, mas para isto precisa ser mais inteligente ainda, coerente e consciente!

0 comentários: